Lítio, Estabilizadores do Humor

Lítio, Estabilizadores do Humor

Olá, o que eu tenho a perguntar, é como se faz a redução da dosagem do lítio, ou seja, como é feito o desmame? Por exemplo: uma pessoa fazendo uso de 400mg/dia de lítio, há 3 meses, pode, no dia seguinte, passar a usar apenas 40mg/dia?

Não existe regra para a retirada do lítio. Depende de muitos fatores. Mas se a sua preocupação é sintomas de abstinência, a resposta é outra: pode parar de uma vez porque o lítio não dá sintomas de abstinência.

Li no site a respeito do lítio, porém fiquei intrigada: em algumas perguntas havia a afirmação de que o lítio retém líquido no corpo, sugerindo inclusive sua ingestão com maior freqüência, já em outras havia a afirmação de que sua ingestão promove a diurese. Você poderia me esclarecer a respeito do assunto?

Para muitas pessoas ele retém líquidos. Para muitas ele aumenta a diurese. Em ambos os casos é importante tomar bastante água. Tanto para evitar retenção de líquidos quanto para evitar diarréia.

Minha esposa faz tratamento da depressão faz 6 anos, mas ela não aceita o tratamento com lítio, porque diz que o tratamento prolongado causa cancer, isso é verdade?

Não mesmo!

Tenho uma dúvida a respeito do lítio, dizem que é um estabilizador de humor, daí a pergunta não deixa cair mas também não deixa subir, não vou ficar triste porém também não vou ficar alegre é assim que entendo o efeito do lítio, estou certo ou errado.

Não. O objetivo dele é deixar a pessoa como ela era antes da bipolaridade se manifestar. Ele não impede alegrias nem tristezas, impede depressões e fases maníacas.

Sou noiva de uma dab. Desde o inicio de nosso relacionamento, nunca mais teve crises. Ele se trata, inclusive com lítio. Gostaria de saber dos problemas para ele gerar filhos? Ele terá que interromper alguma medicação para isso?

O efeito teratogênico do lítio pode ocorrer quando a mulher toma durante a gravidez. O fato do marido estar tomando não implica em nenhum risco.