Medicamentos Psiquiátricos

Tranqüilizantes, Ansiolíticos, Hipnóticos, Benzodiazepínicos

Não pense "que azar que eu preciso tomar um remédio". Pense "que bom que existe um remédio para melhorar minha vida".

Os Tranqüilizantes ou Ansiolíticos são usados para estados de ansiedade, agitação, stress, insônia, TPM, Epilepsia, irritabilidade, somatizações, úlceras, gastrites, colites, doenças do coração, como potencializadores de anestésicos e de analgésicos, Síndrome do Pânico, Depressão, etc.

Você já deve ter notado que quase todos acabam com "zepam". Isso é porque quase todos são derivados do Valium (Diazepam). Este é o grupo dos Benzodiazepínicos (BZD). O fato de serem derivados da mesma substância porém, não quer dizer que todos tenham o mesmo efeito.

Alguns provocam mais relaxamento muscular, outros mais relaxamento psíquico. Alguns provocam mais sono, quase todos tem ação antiepiléptica.

As pessoas se preocupam com razão em desenvolver dependência. Realmente, os Tranqüilizantes podem produzir dependência, mas depois de muito tempo de uso. Não é como cigarro, que você começa a fumar e nunca mais para.

Portanto, as doses que seu médico prescrever, pelo prazo que ele mandar você tomar, não vão transformar você num dependente.

Pense nisso: uma pessoa está sobrecarregada por problemas: sua casa está em reforma, seu novo chefe está exigindo demais, seus filhos precisam de ajuda nas lições. O que é mais sensato?

Que essa pessoa tome um tranqüilizante e durma bem à noite de modo que tenha energia e paz de espírito para administrar tantos problemas ou que passe noites em claro pensando nos problemas, perca a concentração, passe o dia irritada, ou ainda que tenha uma úlcera ou um infarto?

Se uma pessoa abusar um Tranqüilizante, ela terá o efeito oposto ao desejado:

  • Dependência física e psíquica.
  • Tolerância.
  • Desinteresse sexual
  • Depressão.
  • Má qualidade do sono.
  • Cansaço e falta de energia durante o dia.
  • Déficit de memória recente e concentração.

Exemplos (ordem alfabética do nome químico):

Nome ComercialNome Químico
Apraz, Frontal Alprazolam
Lexotan, Brozepax, Somalium Bromazepan
Buspar, Ansitec Buspirona
Frisium Clobazam
Rivotril Clonazepam
Psicosedin, Librium Clordiazepóxido
Olcadil Cloxazolam
Valium, Diazepam, Dienpax Diazepam
Dalmadorm Flurazepam
Rohypnol, Rohydorm Funitrazepam
Lorax Lorazepam
Dormonid Midazolam
Imovane, Neurolil Zopiclone
Lioram, Stilnox, Stilnox CR, Noctiden, Patz Zolpidem